Se há razão pela qual o arroz se destaca é por ser o alimento universal que abastece dois terços da população mundial, culturas que têm os seus métodos de produção e alimentação próprios, unidos às tradições que fazem parte do património cultural mundial.
O arroz é um importante alimento na dieta de cada pessoa. É consumido globalmente por milhões, tem uma vital importância na história do ser humano, é um produto acessível, e muitos dependem dele para sobreviver.
Economicamente, o mercado do arroz é próspero, gera muita riqueza, principalmente nos países asiáticos (os maiores produtores), embora nem toda essa riqueza pare nas melhores mãos. Mas mesmo assim, é um meio de sustento para quem trabalha nas plantações de arroz. O seu consumo gera biliões por ano. Se houvesse agora alguma quebra na produção deste alimento, vários milhões de pessoas ficavam sem este produto na sua alimentação, tornariam a sua dieta menos saudável.
Trata-se de um alimento muito versátil que admite qualquer tipo de preparação, acompanhado de verduras, peixe, carne e ovos. Pode servir-se quente ou frio, e é possível salgá-lo, açucará-lo, temperá-lo com diferentes especiarias…